Simulação Dinâmica para Portos & Terminais

Joel Shiriff

Por Joel Shirriff, Vice-Presidente e Líder de Práticas Globais, Transporte e Terminais 

As operações de um terminal portuário podem ganhar um valor considerável, com o uso de simulação dinâmica em seus processos de planejamento.A simulação pode ser realizada durante a fase de implantação do projeto e / ou expansão ,ou por soluções para problemas operacionais que estão ligados a melhoria de processos e otimização de desempenho.

Geralmente, os terminaisportuário buscam uma maior eficiência de desempenho operacional, em um sistema altamente integrado e complexo como parte de uma rede de logística mais abragente. A simulaçãodinâmica pode fornecerrecomendaçõessobre informações onde (e quando) fazer investimentos de capital em instalações. Este nível adicional de inteligência direcionará os investimentos, onde é mais necessário para maximizar os resultados, sem simplesmente, identificarum gargalo para outra área. Os planos de expansão e seus investimentos podem ser otimizados com a simulação dinâmica. Da mesma forma, as possíveis reduções nos custos operacionais, por meio de simples mudanças em procedimentos ou contratos de terceiros podem ser validados.

Saiba como a equipe de simulação da Ausenco forneceu soluções para a empresa The Iron Ore do Canadá para o projeto do sistema ferroviário QNS & L e transporta cerca de 15 Mtpaa de concentrado e minério de minério de ferro, da mina para seu terminal privativo. Nosso modelo que simulou todo o sistema e determinou uma capacidade atual e métodos econômicos validados para aumentar a produção anual.

Durante a fase de concepção do terminal, construção, uma simulação dinâmica também oferece a oportunidade de antecipar os resultados, em um nível de detalhe que, provavelmente, seria conhecido apenas quando o terminal estivesse em operação e o investimento já realizado. Isso não só melhora o retorno do investimento, mas ajuda a identificar e evitar errosjá na fase inicialdo projeto. O vídeo elaborado com os resultados da simulação dinâmica, são frequentemente usados pelos diretores para ajudar a obter aprovação de investimentos financeiros dos seus acionistas, além de apoiar os engenheiros nas soluções técnicas doprojeto.

Para mais detalhes sobre nossas soluções de simulações dinâmica, clique aqui.

Ou procure por nossos especialistas, de 18 a 21 de setembro, estande da Ausenco H2 e L1, de 18 a 21 de setembrona Exposibram 2017, Belo Horizonte, Brasil.